Maiquinique-Ba – Conpevem faz correção total dos gabaritos e responde recursos

A equipe técnica da Conpevem analisou todos os recursos interpostos por candidatos dos concursos públicos da Prefeitura e Câmara Municipal de Maiquinique, nesse Estado da Bahia. Vale salientar que alguns destes recursos não obtiveram êxito na apresentação do seu pleito, devido a falta de coerência no apresentado. Com isso a Conpevem está divulgando todos os gabaritos devidamente corrigidos, onde existia troca de alternativas foram vistos; alguns questionamentos, fazemos questão de mostrar em tela, bem como houve anulação de algumas questões por erro gráfico ou coisas desse tipo. Mas, como o Edital prevê, que em casos de anulação de questão os candidatos não sofrerão prejuízos, informamos que também foi observado.

A exemplo de recursos apresentados concernente a raciocínio lógico e a destruição das DUAS barragens em Mariana-MG.

O que é o Raciocínio Lógico?

Saiba mais sobre o assunto que virou moda nos concursos públicos.

Raciocínio lógico é um modo de pensar que ajuda a resolver um problema ou chegar a uma conclusão sobre determinado assunto. Existem diferentes tipos de raciocínio lógico: dedutivo, indutivo e abdução.

Geralmente, a lógica é usada para se saber a verdade de uma sentença (proposição) por sua ligação com outras (sentenças) já admitidas como verdadeiras. Desse modo, é uma ferramenta útil para justificar, argumentar ou confirmar alguns raciocínios.

Em alguns exercícios matemáticos o raciocínio lógico pode ajudar o aluno a desenvolver determinadas aptidões. Entretanto, não é algo que possa ser ensinado e sim trabalhado por meio da resolução de problemas matriciais, geométricos e aritméticos.

Várias empresas fazem uso de habilidades mentais que necessitam de raciocínio lógico para testes com candidatos. Esse assunto também costuma ser exigido em concursos públicos.
Vejamos a seguir um tipo de problema muito comum em concurso público:

raciocínio lógico (Foto: telecurso)

* Colaboração: Professores Sandra Portugal e José Henrique de Oliveira.

FONTE 1: http://educacao.globo.com/telecurso/noticia/2015/04/o-que-e-o-raciocinio-logico.html

Tragédia em Mariana

PARA QUE
NÃO SE REPITA

Por Eduardo Gonçalves, Nicole Fusco e Talyta Vespa

Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rota da Estrada Real no século XVII e abrigava igrejas e monumentos de relevância cultural. Em 5 de novembro, em apenas onze minutos, um tsunami de 62 milhões de metros cúbicos de lama aniquilou Bento Rodrigues. Dez mortes haviam sido confirmadas até a tarde da última sexta-feira e dezoito pessoas continuavam desaparecidas. A onda devastou outros sete distritos de Mariana e contaminou os rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. Moradores de cidades em Minas e no Espírito Santo tiveram a rotina afetada por interrupções no abastecimento de água. O destino final da lama deve ser o mar do Espírito Santo, onde o Rio Doce tem sua foz. O que causou a tragédia foi o rompimento de duas barragens no complexo de Alegria, da mineradora Samarco. As barragens continham rejeito, o resíduo não tóxico resultante da mineração de ferro.

FONTE 2: http://veja.abril.com.br/complemento/brasil/para-que-nao-se-repita/

Segue os gabaritos devidamente corrigidos: